Controle de Cheque Futuro

No recebimento é disponibilizada a opção para cadastrar os cheques ao receber. Isso permite o sistema controlar a origem e destino dos cheques, além de informar os cheques que devem ser depositados.

Ao realizar um recebimento, você informa a data de compensação e o valor do cheque que ficará registrado no sistema.

 

 

O cheque entra no caixa e fica disponível para você depositar, pagar uma conta ou guardar.

 

 

1 - Pagar uma despesa:

 

No momento de registrar uma saída para pagar uma despesa, você deve selecionar os cheques que serão utilizados, informar os dados da despesa e clicar em "Salvar".

Observação: Ao confirmar, os cheques serão retirados do caixa e marcados como utilizados.

 

 

2 - Guardar no cofre:

 

Se recebeu um cheque pré-datado e deseja guardar em um cofre ou em outro local diferente do caixa, você deve utilizar a opção “Guardar Cheques”.

 

 

Serão listados todos os cheques que estão no caixa e você deve selecionar os cheques que deseja guardar.

Observação: No momento que confirmar, os cheques sairão do caixa e ficarão disponíveis apenas no controle de cheque, em Financeiro » Cheques.

 

 

No menu Financeiro » Cheques selecione a situação "Guardados" para que possa visualizar os cheques que estavam no caixa e você os guardou.

 

 

3 - Depósito em conta:

 

É possível depositar um cheque que está no caixa ou guardado. Se o cheque está no caixa, basta utilizar a opção “Depósito em Conta".

 

 

Em seguida, selecione os cheques que deseja depositar, a conta bancária e informar a data que será realizado o depósito.

 

 

O aviso de confirmação será exibida na tela, clique em "Sim" para confirmar o depósito.

 

 

Já para depositar um cheque que está guardado, entre no controle de cheques através do menu Financeiro » Cheques, selecione a situação “Guardados”, marque os cheques e clique na opção "Depositar", localizada no canto inferior direito da tela. 

 

 

Selecione a conta bancária, defina a data que será realizado o depósito e clique em "Salvar".

 

 

Ao confirmar o depósito, seja pelo o caixa  ou no controle de cheques, será gerado automaticamente um registro no menu Financeiro » Movimentações. Após você realizar realmente o depósito em sua conta no banco, acesse esse menu para  realizar a baixa desse registro, clique no botão de ações em seguida em"Editar".

 

 

Marque a opção "Recebido" para entrar no saldo de sua conta. No botão de apções é possível anexar arquivo ou adicionar observação e por último clique em "Salvar".