Matriculando um aluno

A matrícula é o que o aluno vai frequentar, periodicidade e o pagamento. Você controla todas as regras de acesso e pagamento do aluno.

Antes de iniciar uma matrícula, recomendamos realizar todas as configurações no sistema, além de criar os planos e turmas se for o caso.

 

Para matricular você pode utilizar a tela de atalho, o atalho lateral da direta ou entrar na tela Administrativo » Matrículas. Ao iniciar uma matrícula será necessário escolher o aluno, caso não esteja cadastrado, basta clicar na opção “Cadastrar”.

 

 

Se for cadastrar, será exibida uma janela para preencher os dados do aluno. Após preencher e validar todos os dados, clique em “Salvar”.

 

 

Depois de cadastrar ou escolher um aluno, será aberta a tela de matrícula no primeiro passo, que é escolher o plano que o aluno será matriculado.

 

 

O próximo passo é definir as regras de acesso, informando quantas vezes poderá frequentar por semana e os horários ou turmas para acesso.

 

Algumas opções ficam bloqueadas quando você seleciona o plano, pois já estão definidas no plano e não devem ser alteradas. Se precisar de um plano específico para um aluno, você deverá utilizar o plano personalizado.

 

Se escolher "Horários para acesso", você poderá definir o dia apenas (o aluno poderá entrar qualquer horário do dia) ou definir o dia com horário específico. A maneira mais simples e comum é definir apenas o dia para acesso.

 

 

Ao escolher “Turmas para acesso, serão listadas as possíveis turmas para você vincular o aluno.

 

 

Após configurar as regras de acesso, serão exibidas as informações referentes ao pagamento, como o início da cobrança, vencimento e valores.

 

O início da cobrança é quanto o sistema considera para cobrar. Se o dia for diferente do vencimento, o sistema calculará a primeira mensalidade proporcionalmente e você poderá escolher se cobra ou não proporcional. 

 

Se o aluno paga periodicamente (mensalmente, trimestralmente, entre outros) não é necessário adicionar uma data de validade da matrícula, pois o sistema vai gerar a nova cobrança automaticamente. O mais comum é deixar a vigência da matrícula como indeterminada.

 

Ainda na tela de pagamentos, você pode adicionar os descontos e serviços que serão lançados na mensalidade do aluno. Basta clicar na opção adicionar e informar o valor.

 

 

Na tela de confirmação você pode informar se cobrará a primeira mensalidade proporcional ou não. Além disso, são exibidas todas as configurações feitas e a próxima mensalidade para conferência antes de concluir a matrícula.

 

 

Após concluir, será gerada a cobrança da primeira mensalidade e você já poderá receber. Com a matrícula concluída, o aluno poderá acessar a academia de acordo com as regras de acesso e suas cobranças serão geradas automaticamente seguindo a periodicidade configurada.